Skip to main content

1 Courses

Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio
Preparação para o Matrimônio
Preview Course

Preparação para o Matrimônio

Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio

Estamos vivendo novos tempos, embora a Palavra de Deus seja sempre a mesma. Assim é urgente atualizar os métodos para que o Reino de Deus avance e seja conhecido por todos. A EAD oferece modalidades inovadoras para diversas áreas. A Igreja vem aproveitando esta ferramenta de trabalho para formar e colaborar na Evangelização.

O Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio pretende ajudar a Igreja a Sair ao encontro das pessoas. Se a família é a base da sociedade, o processo de formação dos futuros casais é essencial para que a Igreja e a Sociedade subsistam. Nossa proposta é chegar aos diversos casais da Pastoral Familiar, Movimentos etc., fazendo-os participantes deste novo momento tão desejado pelo Papa Francisco: “uma Igreja em Saída”, que gera Comunidades Eclesiais Missionárias.

O Itinerário quer ajudar a Igreja do Brasil a desencadear um processo formativo baseado na Sagrada Escritura e na Doutrina Católica do Casamento, tanto para os desejosos de contrair Matrimônio como para quem os acompanha.

PÚBLICO ALVO

Este material se propõe a ajudar os casais que acompanharão os noivos nas paróquias, durante a preparação para a vida Matrimonial. Estes casais verão que os exercícios propostos ajudarão também o próprio Matrimônio,  consolidando e  abrindo novas perspectivas evangélicas na relação a dois e com a prole.

CERTIFICADO

Ao final do curso os alunos receberão no e-mail cadastrado o certificado de conclusão da formação emitido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

METODOLOGIA

Faremos dez encontros online, um por semana, com duração de uma hora.

1º Encontro: APRESENTAÇÃO DO MATERIAL

Objetivo: esclarecer sobre o surgimento e confecção do material, o desenvolvimento ao longo dos anos e adesão dos casais formadores e nubentes.

2º Encontro: O MATRIMÔNIO NUMA BREVE VISÃO BÍBLICA

Objetivo: o intuito no primeiro encontro é “ruminar” com os noivos acerca do Sacramento do Matrimônio na Sagrada Escritura, e por isso, a Bíblia não deve ser na casa um arranjo, mas uma fonte de vida. Os textos vão retratar a família querida por Deus desde as origens. 

3º Encontro: VOCAÇÃO: MOTIVAÇÕES PARA O MATRIMÔNIO CRISTÃO

Objetivo: neste encontro, aprofunda-se o aspecto motivacional que os levou a desejar celebrar este Sacramento. Faz-se a abordagem dos conteúdos vocacionais com muita simplicidade, pois nossos casais formadores não são teólogos.

4º Encontro: OS SACRAMENTOS A SERVIÇO DO CRESCIMENTO INTEGRAL

Objetivo: despertar para a vida Sacramental como um todo. Muitas pessoas desejam um Sacramento e às vezes não acredita ser necessário os demais. É bem verdade que pode ser por falta de conhecimento. Por isso, ajudam às pessoas a compreender a amplitude dos meios de salvação. 

5º Encontro: MATRIMÔNIO, SACRAMENTO DO DIA A DIA

Objetivo: recordar que a celebração litúrgica, é para além daquela data, é para a vida toda. O casamento acontece no dia a dia. Portanto, cada momento de alegria, de felicidade, de tristeza, doença, adversidade, como as estações do ano, também acontecem na vida matrimonial.

6º e 7º Encontros: NA CASA DA FAMÍLIA (VISITAS AOS PAIS DO NOIVO E AOS PAIS DA NOIVA)

Objetivo: Estes dois encontros acontecem em dias diferentes, mas seguem a mesma dinâmica. O intuito é ir ao encontro das famílias. Nessas visitas pode se encontrar os três setores. O pré, porque estarão presentes aqueles que desejam contrair matrimônio, o pós, porque nas casas estarão famílias já construídas. O mesmo ocorre com os casos especiais, porque alguns pais são separados, quando não, podem ter experiências na família de alguém que passou por esse trauma. Mas outras situações igualmente são encontradas, filhos e netos os que faltam receber os Sacramentos, problemas de dependência química etc. 

7º Encontro: AS CRISES COMO POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO NO MATRIMÔNIO

Objetivo: Depois de um período de convivência fraterna entre o casal formador e os acompanhados, depois de visitar os pais, tendo mais conhecimento de suas vidas, é oportuno abordar as crises, que todos têm ou terão, mas numa linguagem equilibrada, apresentando-as como possibilidades e não empecilhos. 

8º Encontro: UMA NOVA CULTURA E UM NOVO CRISTÃO

Objetivo: Tendo como parâmetro o Documento de Aparecida (2007), é apresentada uma série de transformações ocorridas nas diversas dimensões, que comprometem uma visão mais equilibrada da vida e especialmente do Matrimônio. A Igreja vai exatamente alertar para que não se fechem os olhos para as mudanças e como essas atingem a visão de família e dos valores eternos e transitórios. No final é oportuno fornecer um material sobre a vida da paróquia, isto é, suas pastorais e serviços. 

- Encontro opcional: COM AS TESTEMUNHAS

Objetivo: Esclarecer a diferença entre padrinhos e testemunhas e quais papéis desempenham na vida do casal. Uma testemunha tem compromissos sérios com Deus e com o casal, porque foi também uma fiadora do ato diante do Senhor e da comunidade.

10º Encontro: REVISÃO E ESCLARECIMENTOS 

Objetivo: recapitular os conteúdos, tirar dúvidas finais e oferecer os meios para que as dioceses e regionais procedam com a montagem das equipes formativas.